Nem todos os documentos, obras e objetos estão disponíveis para licenciamento ou empréstimo.

Visualizar por
Rua 1º de Março
Arquivo/Coleção: Leibniz-Institut für Länderkunde, Leipzig
P002SAm52-0026.jpg
Rua 1º de Março
Rua 1º de Março, antiga Rua Direita, que surgiu como um prolongamento da Rua da Misericórdia. À esquerda, em primeiro plano, vemos o prédio dos Correios, projetado por Antonio de Paula Freitas e terminado em 1877. Ao seu lado está a Igreja de Santa Cruz dos Militares, e à sua frente, a Igreja do Carmo. Mais atrás, do lado esquerdo, vemos a Igreja de São José. E, ao fundo, o Morro do Castelo com a Igreja do Antigo Colégio dos Jesuítas no alto.
Marc Ferrez
Centro
circa 1890

Câmara e Cadeia Velha
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
007A5P3F10-048.jpg
Câmara e Cadeia Velha
Prédio construído no século XVII, quando os vereadores da cidade decidiram deixar o morro do Castelo para construir a nova câmara perto da Igreja de São José, na rua da Misericórdia. Em meados do século XVIII, o prédio abrigou também o tribunal de relações, e foi nessa época inclusive que lá ficou Tiradentes, na cadeia, até ser enforcado e esquartejado. Em 1794 os vereadores voltaram a ocupar o prédio, mas em 1808 foram novamente retirados já que a construção foi anexada ao Paço, destinado a ser a nova sede do Império Português.
Augusto Malta
Rua da Misericórdia (atual Av. Presidente Antonio Carlos)
1911

Rua Primeiro de Março; em destaque, o prédio dos Correios
Arquivo/Coleção: Gilberto Ferrez
0074050cx008e009-04.jpg
Rua Primeiro de Março; em destaque, o prédio dos Correios
Rua 1º de Março, antiga Rua Direita, que surgiu como um prolongamento da Rua da Misericórdia. À esquerda, em primeiro plano, vemos o prédio dos Correios, projetado por Antonio de Paula Freitas e terminado em 1877. Ao seu lado está a Igreja de Santa Cruz dos Militares, e à sua frente, a Igreja do Carmo. Mais atrás, ainda do lado esquerdo, vemos a Igreja de São José. E, bem ao fundo, o Morro do Castelo com a Igreja do Antigo Colégio dos Jesuítas no alto.
Marc Ferrez
Centro ; Rua Primeiro de Março (antiga rua Direita)
circa 1890