Title: Cartas na mesa
Title: Cartas na mesa
029472.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende
(Autoria)
Fernando Sabino
(Autoria)
(Autoria)
Fernando Sabino
(Autoria)
1987
Details
029472.jpg
Otto Lara Resende (OLR)
Otto Lara Resende (OLR) > Série Produção intelectual > Cartas na mesa
Cartas na mesa
(Título)
1987(Sim)
Boneca de livro de cartas de Otto Lara Resende a Fernando Sabino, organizada por este, para fins de publicação
Livro O Rio é tão longe, Companhia das Letras, São Paulo, 2011.
35.5(height) x 21.6(width); 220(folhas)
Original e fotocópia. Há ilustração: desenhos de autoria de Otto Lara Resende. De acordo com o documento, as cartas seriam publicadas pela editora Record com o título de Cartas na mesa. O projeto não foi adiante e o conjunto só seria publicado em 2011, pela editora Companhia das Letras, mantendo a organização de Fernando Sabino, mas com apresentação de Humberto Werneck. Fernando Sabino usaria o título Cartas na mesa para publicar uma seleção de cartas suas a Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende e Hélio Pellegrino. Folhas numeradas no canto inferior direito pelo arquivista. Na primeira organização do Arquivo Otto Lara Resende, dada pelo IMS em 2001, esse documento integrou a série Manuscritos de Otto Lara Resende.
Jornalista e escritor, além de homem de notável brilho intelectual, escreveu um único e primoroso romance, O braço direito (1963), revelou-se contista refinado e exerceu atividades múltiplas, além de ser lembrado como extraordinário frasista. Nasceu em São João del-Rei (MG) em 1º de maio de 1922 e na capital mineira começou sua atividade de jornalista. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1946 e nesta cidade produziu sua obra literária além de trabalhar nos principais periódicos da cidade. Morreu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1992.;diretor
O Arquivo Otto Lara Resende chegou ao Instituto Moreira Salles em 1994. É formado de originais manuscritos e datiloscritos do escritor em diferentes versões, correspondência, documentos pessoais, recortes de jornais e de revistas, fotografias, além de desenhos de artistas diversos.
O IMS não detém os direitos patrimoniais de autor e os direitos de uso de imagem do(s) retratado(s) nos documentos deste arquivo.