Title: Embarque de Café
Details
002004aGA042.JPG
Instituto Moreira Salles
Instituto Moreira Salles > ÁLBUM DE GUILHERME GAENSLY > Embarque de Café
Embarque de Café
(Título atribuído)
Guilherme Gaensly (Autoria)
1900s(Data de produção)
Embarque de café no porto de Santos, que inicialmente chamou-se porto de São Vicente e era formado por um conjunto de trapiches de madeira, instalados num terreno de mangue na beira do mar, e facilitavam a atracação de navios de pequeno porte. A vila que chamou-se de Santos foi se desenvolvendo à medida que o porto foi crescendo, e o cultivo de café em São Paulo contribui bastante para esse desenvolvimento. Em 1864 dá-se início à construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway, inaugurada em 1867, primeira ligação ferroviária entre o porto e o resto da Província. A ferrovia garantia o escoamento da carga destinada ao exterior e contribuiu para tornar o Porto de Santos o maior porto brasileiro.
Fotografia - Papel
GELATINA/ Prata
P&B
21.5(height) x 28(width)(imagem)
Comércio / Serviços, Pessoas, Trabalho, Transportes, Externa, Retrato, Diurna
www.portodesantos.com; pt.wikipedia.org/wiki/Porto_de_Santos ; www.vivasantos.com.br/04/0401.htm
O artista suíço Guilherme Gaensly (1843-1928) foi um dos principais fotógrafos do início do século XX na cidade de São Paulo, quando, a serviço de companhias como a São Paulo Tramway, Ligth & Power, documentou as intensas mudanças urbanas. Mesmo tendo iniciado suas atividades em Salvador, estão em terras paulistas imagens que se multiplicaram com sua assinatura, como casarões cafeeiros do interior e mansões dos emergentes bairros da belle époque, premiadas em mostras como a 'Louisiana Purchase Exposition', em Saint Louis (EUA), no ano de 1904.
This image is in the public domain and can be downloaded freely. Please cite the author's name followed by Acervo Instituto Moreira Salles. IMS is not responsible for any edits or uses that may defame the intellectual property of the image.
Em domínio público
Guilherme Gaensly/Acervo Instituto Moreira Salles
Liberado para uso de natureza cultural
